Em uma entrevista emocionante para o Fantástico, Edson Celulari falou, pela primeira vez, com a jornalista Renata Ceribelli, sobre os momentos vividos durante a descoberta de seu linfoma não Hodgkin, o tratamento e a recuperação.
“Eu tinha acabado de fazer um filme, o personagem é um cego. Fiz uma viagem com a Karen (esposa do ator, a atriz Karin Roepke )pra Patagônia. Tava muito frio e peguei uma gripe. Fui ao médico para ver. Mas notei um gânglio na garganta. Fiz compressa e ela não resolveu. Fiz uma ultrassonografia, uma punção e apareceu algo como um perfil cancerígeno. Este é um buraco negro que você sabe que tem algo grave e não sabe o que é. Aí eu fiquei internado”.
O ator contou como reagiu ao resultado do exame.
“ Você tem linfoma de classificação não Hodgkin e tem 90% de chances de cura. A partir daquele momento perguntei: chegou minha hora… tanta coisa pra fazer, pensei nos meus filhos, eles precisam de mim”.
Renata perguntou ao ator como foi a reação dos filhos, Enzo (19) e Sophia (14), frutos de seu casamento anterior com Claudia Raia.
“Contei aos meus filhos e eles desmontaram, choravam muito. Então a gente parte para o plano B e eu disse que ia ficar bom, ‘daqui a pouco passa’. Foi delicado o momento mas eu não podia fraquejar”.
“Não era minha hora. Quando vi a reação dele eu disse: não posso, não pode ser agora”.
Durante o tratamento de quimioterapia, Edson Celulari teve reações ‘as sessões e contou que não deixou de se alimentar.
“Olhava no espelho e via a pele com outra cor, olheira, sobrancelha que cai, levanta fica zonzo. eu me alimentava e às vezes passava mal. Perdi o olfato, mas não o paladar, perdi o cabelo, mas não a cabeça. Esse foi o momento de aproveitar e refletir valores, de me conhecer. É um momento de voltar pra você mesmo”.
O filho Enzo e os sobrinhos de Edson rasparam a cabeça em apoioa ele.
Emocionado, ele contou:“Emociona é a manifestação de carinho das pessoas. Saio melhor dessa experiência. Por algum motivo aconteceu comigo. Ao invés de perguntar por que comigo, pensei que já que é comigo é pra aprender alguma coisa. Você se vê diferente. Se depara com limites, com o tempo”.
Em breve Edson estará na telinha, com o personagem Dantas, na novela A Força do Querer,de Glória Perez. Ele já retomou a rotina de trabalho e se sente feliz com o retorno.
“Estou feliz com a possibilidade com personagem divertido, o Dantas. Volto com mais vontade. Vejo como é bom trabalhar, fazer um personagem, contar história. Você se alimenta. Cada vez que eu entrar naquele estúdio e sair cansado de trabalhar, eu sairei mais forte”.
(OFUXICO)