Em uma grande entrevista para a revista Vaniry Fair, da qual também é capa, como OFuxico já mostrou, Angelina Jolie se tornou alvo de uma polêmica, por conta da maneira como foi colocada a realização do processo de seleção de crianças que atuaram no filme sobre o Camboja, o First They Killed My Father.Algumas especulações afirmam que houve exploração infantil, durante a escolha das crianças. Jolie e outros responsáveis pelo casting teriam utilizado uma espécie de jogo.
Para encontrar a personagem principal, que interpretaria Loung Ung, os diretores de elenco criaram um jogo, onde dinheiro era colocado sobre uma mesa e era solicitado às crianças que pensarem em algum fim para dar ao dinheiro. Depois então, elas deveriam pegar o valor colocado na mesa. A diretora fingia capturar as crianças, que teriam que inventar uma mentira para ela.
Srey Moch, a menina escolhida para o papel principal, se emocionou muito com o teste, principalmente quando teve de devolver o dinheiro, pois afirmou que seu avô havia morrido e a família não tiha condições financeiras de dar um funeral digno a ele.Em um comunicado, Jolie garante que esta é uma interpretação deturpada daquilo que realmente aconteceu.”Estou chateada que um exercício imaginado numa improvisação de uma cena, foi descrita como se fosse um cenário real”, aponta, acrescentando ainda que qualquer ideia que tiraram dinheiro real de uma criança nas audições é “falsa e perturbadora”.”O objetivo deste filme é chamar a atenção para os horrores que as crianças enfrentam em guerra e ajudar a lutar por elas e protegê-las”, continua, citada pela Variety.
(O Fuxico – foto Grosby Gropup)