As rugas não costumam agradar por sinalizar o envelhecimento da pele, principalmente quando elas estão localizadas próximas ao rosto. Conhecidas como “pés de galinha”, as marcas que aparecem nas laterais dos olhos deixam a expressão facial mais natural, mas, ao longo dos anos, podem ficar mais evidentes e incomodar ainda mais. Além de ser fruto das expressões do rosto, elas também surgem por meio da exposição solar exagerada, da falta de cuidados com a pele e até mesmo por problemas de visão como a miopia, que força os movimentos dos olhos. Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Renata Marques ensina 4 maneiras de suavizar e prevenir as rugas sem ter que se render a cirurgias plásticas.
1 – Cremes anti-rugas: ‘Ativos como Retinol, Pro-Xylane e LHA’
A boa notícia é que os pés de galinha podem ser amenizados em casa! “O primeiro cuidado é ter um creme anti-rugas, que pode ter ativos como Retinol, Pro-Xylane e LHA, que é um derivado do ácido salicílico”, revela a médica ao esclarecer: “São substâncias que estimulam a produção de colágeno, que é a proteína responsável por deixar a pele lisinha e mais firme.” O resultado costuma ser muito satisfatório para quem utiliza o cosmético da maneira indicada. “Eles conseguem preencher os vincos das linhas marcadas nas laterais dos olhos, melhorando o tônus e evitando que os pés de galinha fiquem mais fortes”, explica a especialista ao orientar: “Dá para buscar por esses ativos nas fórmulas dos cremes hidratantes, e podem ser usados em qualquer tipo de pele, mas é ideal para quem só tem pés de galinha ao sorrir e ao se expressar.”
2 – Protetor solar previne rugas: ‘Aposte em filtros todos os dias’
Com os novos formatos dos bloqueadores de raios solares, a proteção ficou muito mais fácil. O sol pode colaborar para o envelhecimento da pele e o uso diário do produto é essencial. “Os raios solares são capazes de quebrar as fibras de colágeno e elastina da nossa pele, fazendo com que ela fique mais fina e flácida”, aponta a profissional ao sugerir: “Aposte em filtros, até mesmo em dias nublados, com FPS superior à 30 e sempre antes da maquiagem.” A consequência da aplicação frequente do protetor pode ser a solução para amenizar as rugas. “Depois de algum tempo, as linhas ficam menos marcadas e a prevenção será superpotente”, revela Renata ao recomendar: “Ideal para todos os tipos de pele, em qualquer idade!”
3 – Laser CO2 fracionado: ‘Cerca de 3 a 5 sessões’
Esse tipo de tratamento deve ser feito em consultórios dermatológicos e costuma ser realizado em pacientes com rugas mais profundas. “Ideal para quem tem pés de galinha mais marcados, que aparecem até mesmo sem movimentos faciais, mas também pode ser feito por quem tem manchinhas na área dos olhos”, aconselha a médica ao descrever como o procedimento age: “Ele estimula o colágeno de dentro para fora, fazendo com que as rugas mais marcadas desapareçam em cerca de 3 a 5 sessões. Isso acontece, porque o aparelho provoca uma retração da pele, fazendo com que ela se estique e, assim, mandando elas embora.”
4 – Botox: ‘Dura cerca de 4 a 6 meses’
Além da utilidade para fins medicinais, o botox também é capaz de suavizar as rugas. “A toxina botulínica atua aliviando a tensão da musculatura e suas contrações, ou seja, o acúmulo de pele nas laterais do rosto, quando a gente sorri”, desenvolve a especialista ao indicar: “Ideal para quem tem rugas que só aparecem com as expressões faciais e para quem tem rugas mais intensas e marcadas.” O tratamento não costuma durar muito tempo como revela Renata: “A técnica deve ser feita em consultórios dermatológicos e dura cerca de 4 a 6 meses.
(PUREPEOPLE)