PUBLICIDADE

Morre Rita Lee, a Rainha do Rock, aos 75 anos 

PUBLICIDADE
Social News / Splash ( Foto: reprodução / Instagram - atualizada 10:39h )

Morreu, hoje, aos 75 anos a cantora, compositora e escritora Rita Lee, a eterna Rainha do Rock. A informação foi divulgada no perfil oficial da artista no Instagram e também na página de seu marido, Roberto de Carvalho. Rita foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2021 e fazia tratamento contra a doença. A informação é do Uol/Splash.

Caçula de duas irmãs, cresceu na Vila Mariana, bairro da zona centro-sul de São Paulo que considerou especial durante toda a sua vida, e onde morou até o nascimento do primeiro filho, Beto Lee. Durante a infância, Rita teve aulas de piano. O interesse pela música surgiu na adolescência, quando descobriu Elvis Presley, Rolling Stones, os Beatles entre outros. Começou a se apresentar em clubes locais junto a amigos. Com canções com referências que variavam entre Paul Anka, Maysa, Carmen Miranda e Cauby Peixoto, Rita fez parte de vários grupos musicais amadores, até que, eventualmente, chegou a um sexteto musical chamado justamente “Os Seis”. Com a saída de três integrantes, sobraram Rita, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Era o início do emblemático “Os Mutantes”.

Rita ficou com “Os Mutantes” durante seis anos, período mais psicodélico de sua carreira, em que seis álbuns foram gravados. A banda acompanhou Gilberto Gil na apresentação no III Festival de Música Popular Brasileira, fez parte do disco-manifesto “Tropicália ou Panis et Circensis” e deu origem a algumas das canções mais simbólicas e importantes da música brasileira, como “Ando Meio Desligado”, “A Minha Menina” e “Balada do Louco”, por exemplo.

A expulsão dos Mutantes veio junto ao fim de seu casamento com Arnaldo Baptista, que durou entre 1968 e 1972. Neste período, ela já havia gravado alguns discos de forma solo, com composições em parceria com os companheiros de banda e composições exclusivas e individuais.

Conforme divulgado no Instagram da cantora, o velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, amanhã (10). De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE