Latino voltou a se envolver em uma polêmica nas redes sociais nesta terça-feira. O cantor participou do podcast “Inteligência Ltda” no YouTube, acabou detonado após falar sobre o autismo de uma maneira controversa e recebeu também chuva de crítica dos seguidores. Na ocasião, o cantor classificou um autista como uma pessoa que se fecha no mundo e não quer ouvir ninguém. A fala polêmica, claro, viralizou.
“O artista tem quatro fases e eu falo isso para todo mundo. A primeira fase é a humildade, onde o cara fala com todo mundo e o mais simpático do mundo. Vem a segunda fase que é a euforia. O artista entra em euforia e quer estar em todos os lugares, ele é o cara, quer chamar a atenção, quer ter o melhor carro e todo mundo quer bajular esse cara. Depois disso, ele entra na fase do autismo. O autismo é o que muitos políticos têm que não quer ouvir ninguém. Ele se fecha no mundo dele e não quer ouvir ninguém, não ouve empresário, não ouve gravadora e ele está autista. A quarta fase é a fase mais triste do artista que é quando ele cai na real”, disse ele.
Críticas e posicionamento
Logo depois da fala polêmica viralizar, pais de autistas e membros de organizações criticaram o artista. “Que absurdo fazer um comparação sem noção como essa“, disse um. “Todos os dias nos deparamos com falas como essas, de artistas, de políticos, de gente que se apropria do termo “autismo/autista” para fazer me***. É uma luta incansável contra o capacitismo e o preconceito. Mas não vamos desistir!!!”, lamentou outro.
Em conversa com a colunista Fábia Oliveira, do Jornal O Dia, Latino se desculpou pelo equívoco. “Peço desculpas a todos que possam ter se sentido ofendidos com a fala, que ressaltamos não ter sido intencional! Respeito todos os tipos de pessoas, crenças, povos, etc. Não tenho nenhum tipo de preconceito!!! E deixo aqui o meu pedido de desculpas por uma fala ignorante (no sentido informação) de minha parte! Afirmando e destacando que não tive a intenção de ofender ou menosprezar ninguém!”, disse.