O ano que se aproxima deverá ser sabático para Fernanda Montenegro. E por opção total da atriz. Em entrevista ao TV Fama, a dama da TV brasileira contou que dará um tempo, pausando duas atividades profissionais.
“Espero descansar um pouco. Este ano eu trabalhei muito. Foi um dos anos em que eu mais trabalhei. Fiz três filmes (A Vida Invisível, O Juízo e Piedade), fiz novela (A Dona do Pedaço), documentário, lançamento do livro (Prólogo, Ato, Epílogo) e aí fiz 90 anos, houve festa. Fiz leituras do Nelson Rodrigues pelo Brasil”, destacou.
Mas não pensem que Fernandona quer se aposentar. Nada disso! Ela afirmou que segue em atividade e vai aceitar atuar em personagens que considere importantes.
“Se aparecer algum trabalho que me toque, eu vou e faço”.
Liberdade de expressão
Sempre muito atuante na defesa da cultura nacional em suas mais variadas vertentes, Fernanda Montenegro condenou publicamente as recorrentes ações de censura do governo Bolsonaro na gestão da Ancine, chamando a atual diretoria da agência de “assassina”. Durante o Festival do Rio, evento de cinema que está sendo realizado no Rio de Janeiro, a atriz sobre o veto aos cartazes de filmes históricos do cinema nacional. Eles foram retirados das paredes pela nova direção.
“Nós somos imorredouros. Nós sobrevivemos uma vez. Desta vez, é uma forma assassina. Se eles pudessem estaríamos todos num paredão e eles atirando em nós com metralhadoras”, rebate.