Nas redes sociais, famosos e amigos lamentaram a morte de Gloria Maria, aos 73 anos, vítima de um câncer no pulmão. Confira abaixo as mensagens de despedida feitas por alguns:
Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial: “Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência.”
Rebecca, cantora: “Glória Maria ícone do Jornalismo Brasileiro. Vai deixar saudades! Descanse em paz!”
Maria Gal, atriz: “Obrigada por tanto que fez! Sempre será lembrada. Meus sentimentos à família.”
Camilla Uckers, youtuber: “Meus sentimentos a família.”
Valeria Almeida, repórter: “Nasci e cresci na periferia e passei boa parte da vida sendo criada por avós que não tiveram a oportunidade de estudar. Minha avó dizia que minha liberdade dependia dos meus estudos! Pra minha felicidade, acreditei! Na adolescência, via TV e ficava fascinada ao ver Glória Maria percorrendo o mundo! Assim, decidi que queria ser como ela: uma mulher negra livre e contadora de histórias! Então, ouvindo os conselhos da avó e inspirada nessa mulher-deusa, decidi cursar jornalismo! Muita gente ao redor riu. Disseram que eu era iludida, que queria ser a Glória Maria… Não, como disse, eu não queria SER ela, queria SER COMO ela! Que bom que tive a oportunidade de dizer pessoalmente pra Glória Maria o quanto ela foi importante pra que eu chegasse até aqui! Agradeço imensamente por tudo que fez por mim, mesmo sem saber!”
Cacau Protasio, atriz: “Hoje se foi a mulher mais linda, preta, vaidosa, inteligente, elegante, referência para muitas de nós. É assim que eu sempre vou me lembrar de você. Um dia conto aqui um pequeno bate-papo meu com ela, foi enriquecedor. Saber da sua partida hoje me deixou triste. Ela me deu muita esperança de que eu podia chegar em algum lugar nesse mundo. Glória Maria descanse em paz, faça a sua viagem nos braços do nosso Deus, rezarei pela sua alma. Peço a Deus que conduza muito bem o destino de suas filhas.”
Marilia Gabriela, repórter: “Ah…. que tristeza… acabo de tomar conhecimento da morte desta linda pessoa, querida amiga e colega, Glória Maria. Que merda, que droga, que perda imensa para quem, para além da profissional, conheceu-a e trocou com ela alegria em festas, conversas produtivas, memórias a não esquecer. Adeus, lindeza, você fará demasiada falta. Descanse em Paz, esta frase irritante para um desejo verdadeiro ainda que inócuo.
“A morte é sempre e em todas as circunstâncias uma tragédia, pois, se não o é, quer dizer que a própria vida passou a ser uma tragédia.” Theodore Roosevelt”