Frio, chuva, nuvens, céu cinza… O inverno começa hoje e você ainda não sabe quais são as tendências de maquiagem para a estação? Não tem problema! Em conversa com o Purepeople, a maquiadora Robs Menezes revela o que podemos esperar do mundo da beleza e ainda deixa dicas de como não errar na hora de aplicar o blush, produto que pode ficar com um efeito artificial no frio ao forçar um bronzeado. “Por ser uma estação mais fria, costumamos optar por tons mais quentes normalmente, mas é sempre bom lembrar que não existem regras na maquiagem”, aponta a especialista.
Aposta de cores: ‘Vinho está muito em alta’
Com uma paleta de cores mais sóbria, o inverno costuma alavancar tons mais neutros e fechados, apesar de ter o dourado e o metalizado como destaque. “Eu apostaria no vermelho, tons mais terrosos e o vinho está muito em alta dentro da make. Na boca, aposte no escuro com tonalidades mais quentes como o vinho e o marrom escuro, que são cores que estarão bem forte na estação ou no acabamento vinil”, recomenda a profissional ao diferenciar algumas nuances: “Marrom com fundo mais amarelado do que um marrom com um fundo mais acinzentado por exemplo, porque isso traz mais calor para a maquiagem.” Os olhos coloridos também estão em ascensão, principalmente aquele olhão marcante como indica: “No caso de aplicar colorido na make dos olhos, a sugestão é escolher uma variação mais quente. Se for fazer com azul, que é uma cor fria, funciona melhor com um que seja mais escuro.”
Blush mais leve: ‘Tem que sentir a pigmentação do produto’
Dando um adeus temporário à praia e piscina, o bronzeado também acaba indo por água abaixo, tentando se manter através do blush. O perigo do cosmético nessa estação é o exagero, pois pode tirar o efeito natural das bochechas rosadas. “Tem que sentir a pigmentação do produto. Se for um muito pigmentado, é só diminuir a quantidade”, explica Robs ao ensinar: “Aconselho usar rosa, pêssego ou champanhe para deixar o look mais natural. Pega um pouco, passa na área que quiser e, se achar que errou ou que está muito forte, é só usar o pincel de base sujo e, sem adicionar mais produto, vai dando uma esfumada. Isso vai deixar com um efeito mais natural.” Além disso, alguns detalhes podem fazer a diferença: “Levando isso em consideração, quando for aplicar, é importante se atentar a algumas coisas como o pincel, que não deve estar com muito blush de outros dias acumulado.”
Pele iluminada e hidratada: ‘É fundamental hidratar a pele’
Para a felicidade geral da nação, a pele iluminada continua sendo uma das apostas para a estação, mas com um adendo: “É fundamental hidratar a pele, principalmente no inverno, por mais que ela seja super oleosa. Se não utilizar, a tendência é que a pele absorva qualquer produto que for aplicado nela, diminuindo a duração da maquiagem.” A especialista ainda orienta como aplicar o cosmético, esclarecendo que deve ser usado antes de passar a make: “É bom dar um foco maior para os pontos que costumam ficar mais secos como as áreas da bochecha, o cantinho e o nariz em geral.” Para alcançar um efeito impecável, Robs auxilia: “Optaria por uma base mais hidratante e um pó mais fino, aplicando só em algumas áreas do rosto por conta da durabilidade e para ficar mais confortável.”
O que não pode faltar no necessaire? ‘Iluminador com brilho mais quente’
Independente da estação, o hidratante é um produto indispensável no necessaire. “Além do cosmético, uma paleta de sombras mais quentes, podendo ser tons coloridos ou mais neutros; um iluminador com brilho mais quente; e um batom escuro da sua preferência, mas minha sugestão é o vinho, que é uma cor que combina bastante com o inverno”, aconselha a maquiadora ao acrescentar o que tiraria da bolsa: “Os produtos com acabamento matte, principalmente de pele. Busque optar pelos que são mais hidratantes, mas não é que o resto seja proibido, mas esses são cosméticos que funcionam melhor na estação. Por exemplo, um batom matte no inverno pode deixar a aparência de craquelado, porque a boca costuma ficar mais seca, podendo até escamar.
(PUREPEOPLE)