Rugas são consequência da perda de colágeno, que ocorre com o processo natural de envelhecimento. Mas este também pode ser acelerado devido à ação de outros fatores, como exposição solar prolongada e sem proteção, tabagismo, privação crônica do sono e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
2- Contra os radicais livres
Os efeitos dos radicais livres podem ser combatidos com uma dieta balanceada, através do aumento da ingestao de certos nutrientes, como a vitamina A (betacaroteno), vitamina C, vitamina E e selênio. Quando apenas a alimentação não é capaz de oferecer o aporte destes, os nutricosméticos podem ser indicados.
3- Pequena intervenção, grande mudança
A técnica de rejuvenescimento com sustentação de fio de ácido polilático reabsorvível é uma boa opção para quem busca o efeito lifting, sem cortes. Além de promover a tração da pele, remodelando os contornos de face, o fio age nas camadas mais profundas, aumentando a produção de colágeno e, com isso, melhorando a qualidade da pele.
4- Mãos sempre jovens
Perda de elasticidade, afinamento, rugas e linhas acentuadas. Os sinais da idade não são exclusivos da face. Eles costumam surgir também nas mãos, a partir da terceira década de vida, quando o corpo começa a perder gordura e outras substâncias que dão sustentação à pele, como colágeno e elastina. Para ter mãos sempre jovens, aposte nos preenchedores, que devolvem volume e hidratação, amenizando a flacidez. Se o aspecto envelhecido das mãos estiver relacionado com manchas, sessões de luz pulsada podem ser indicadas. E é importante sempre usar protetor solar nessa região.
5- Manchas senis
A incidência do sol sobre a pele, após muitos anos, pode produzir acúmulos localizados de melanina, sobretudo em peles mais claras. Embora não costumem ser malignas, essas lesões não favorecem a estética e podem ser removidas com procedimentos realizados em consultório, como a crioterapia, os peelings químicos de diferentes tipos, laser e luz intensa pulsada.
6- Firmeza e sem furinhos!
A combinação de duas técnicas é uma boa solução: ultrassom microfocal associado ao ácido polilático. O uso do ácido polilático associado a tecnologias como radiofrequência, ultrassom focal e luz intensa pulsada potencializa ainda mais os resultados no estímulo da produção de colágeno, melhorando o aspecto dos “furinhos” e estica mais a pele, deixando-a firme”, ressalta a dermatologista.
7- Novo concorrente do ácido hialurônico?
O bioestimulador Ellansé, à base de policaprolactona, tem sido indicado para dar volume e rejuvenescer o rosto (exceto lábios e pálpebras) e as mãos. Segundo a Dra. Karla, o Ellanse faz proliferação de colágeno, ele contém um transportador de gel que cria um lift inicial no tecido, por isso uma das indicações seria além de rejuvenescimento a celulite causada por flacidez cutânea. A médica ainda afirma que ele é indicado para o bumbum, área interna de coxa, joelho e o “tchauzinho” do braço.