Seriamente ameaçado de rebaixamento à Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano, o Luverdense vai apostar todas as suas fichas na Copa Verde. Na penúltima colocação da Chave B da Série C com 12 pontos somados na tabela de classificação, o Verdão do Norte fará a sua estreia na competição já nas oitavas de final. Na próxima quinta-feira, a equipe treinada por Júnior Rocha irá até a Campo Grande (MS) enfrentar o União ABC no primeiro jogo entre as equipes. A partida está marcada as 15h no estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas.
O torneio nacional é visto como uma forma de amenizar a péssima temporada que o time de Lucas do Rio Verde vem realizando. Considerado segunda força do futebol de Mato Grosso, o Luverdense chegou até a fase semifinal do Estadual sendo eliminado pelo rival Cuiabá. Na Copa do Brasil, foi até a segunda fase, eliminando Figueirense na primeira fase, mas caindo diante do Fluminense na melhor de dois jogos.
O olhar especial da diretoria do clube à Copa Verde se dá pelo fato do time já ter conquistado a competição em 2017 em cima do Paysandu. A competição reúne clubes do terceiro escalão do futebol nacional. O Cuiabá é o único clube que está nas oitavas de final que faz parte da Segunda Divisão do Nacional. Por conta disso, é visto como grande favorito.
Correndo por fora, o representante de Lucas do Rio Verde vê a disputa regional como rentável financeiramente. O campeão da Copa Verde garantirá uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil do próximo ano. Colocação que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repassa uma premiação acima da casa de R$ 1 milhão.
Nas três primeiras edições da Copa Verde, a CBF dava ao campeão vaga na Copa Sul-Americana. Campeão em 2015, o Cuiabá teve a sua primeira experiência em ter disputando um torneio internacional em 2016, sendo eliminado pela Chapecoense na primeira fase.
A delegação do Luverdense deixou Lucas do Rio Verde na última sexta-feira. Seguiu viagem para a cidade de Varginha, interior de Minas Gerais, onde nesta segunda-feira irá encarar o Boa Esporte em confronto direto na briga contra o rebaixamento à Série D da próxima temporada. O time mineiro ocupa a oitava colocação da chave com 14 pontos somados na tabela de classificação.
Na última rodada da Série C, o Luverdense perdeu de 2 a 1 para o Volta Redonda, hoje na condição de líder isolado da chave com 23 pontos ganhos na tabela de classificação.