Acidentes de trânsito custaram R$ 1 milhão ao Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá somente no primeiro semestre deste ano. Dados do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito apontam que nos primeiros seis meses deste ano, Cuiabá registrou 1.326 internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) decorrentes de acidentes de trânsito e 76,7%, ou seja, 1.017 ocorreram no Pronto-Socorro.
Gerente de Vigilância a Doenças e Agravos em Cuiabá, Juliano Silva Melo afirma que o impacto do trânsito na saúde da Capital é ainda maior, já que o montante é apenas uma estimativa. “Este número pode estar bem longe da realidade, já que os gastos vão muito além da internação. Algumas pessoas ficam com sequelas permanentes, na fila do SUS para próteses. Tem ainda os gastos com despesas médicas, medicamentos. O valor ainda é muito subestimado”.
Além das internações, Juliano lembra que no 1º semestre o Pronto-Atendimento do PS registrou 2.243 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. Embora estes casos não tenham evoluído para internação, por se tratarem de lesões de menor gravidade, Os atendimentos geraram no mínimo 12 horas de observação, além da realização de exames, avaliação e outros cuidados, produzindo gasto ao serviço público.
Dados confirmam que dos veículos envolvidos em acidentes na capital, 56,5% (26) envolveram motociclistas, seguidos por ocupantes de automóveis 21,7% (10), pedestres 15,2% (07) e ciclistas 6,5% (03). Foram mais frequentes os acidentes do tipo colisão 36,1% (17), seguido por choque em objeto fixo 27,6% (13) e atropelamento 17% (08).
Melo revela que os dados monitorados através do Comitê servem de subsídios de políticas públicas para o trânsito na Capital. Segundo o gerente, é analisado cada acidente, as causas e elaboradas ações de prevenção.
Na madrugada desta quinta-feira (11) João Paulo Queiroz Ferreira, 34, morreu após bater a Honda CB 1000 que pilotava em outra moto e o veículo pegar fogo na BR-364, no bairro Distrito Industrial, em Cuiabá. João Paulo teria batido na traseira de outro motociclista, de 57, que passava pelo local e depois bateu em um poste. J.G foi encaminhado ao Pronto-Socorro.