PUBLICIDADE

Polícia faz operação em Cuiabá, Sinop, VG e Rondonópolis com 20 prisões e investiga empresas; crimes de R$ 60 milhões

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá iniciou, há pouco, a Operação Safe Truck para desarticular grupo criminoso envolvido em roubos, furtos e receptação de módulos e outras peças de carretas e caminhões. São 120 ordens judiciais sendo 20 de prisões preventivas. Entre os alvos estão empresas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, em João Pessoa (PB), Vilhena (RO), Araçatuba (SP) e Araranguá (SC). 

O grupo criminoso, com mais de 30 membros identificados, teria movimentado mais de R$ 60 milhões com os crimes informa a assessoria da Polícia Civil. As investigações descobriram o grupo criminoso com estrutura organizada e núcleo responsável pelos roubos e furtos das peças, outro pela venda dos produtos para empresas e oficinas de Mato Grosso e de outros Estados. 

Os ladrões viajam a outras regiões para cometer os furtos e despacham as peças – de alto valor – via transportadora, endereçada a um dos líderes. As apurações da polícia também apontam a uma atividade criminosa é “altamente rentável, conforme se depreende da vultosa movimentação dos membros do grupo. Por outro lado, as vítimas sofrem prejuízos e ficam impossibilitados de desenvolver a atividade profissional” – sem os módulos as carretas não funcionam.

Investigadores da DERF também apuraram que os envolvidos fizeram grande movimentação de valores considerados atípicos, incompatíveis com os rendimentos dos alvos, assim como diversos elementos de materialidade do crime de lavagem de capitais. A análise cruzada de dados bancários, registros telefônicos e informações colhidas em campo permitiu a construção de um panorama detalhado da atuação da organização criminosa.

O nome da operação – Safe truck – faz referência ao objetivo que é proporcionar segurança pública aos profissionais que trabalham com carretas e caminhões no Estado.

.

Em instantes mais detalhes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Ambiental apreende mais de 30 apetrechos ilegais de pesca no Teles Pires

A Polícia Militar Ambiental apreendeu 21 redes de emalhar...

Sinop: menor suspeito de tráfico é detido após perseguição

O suspeito, de 17 anos, foi preso pela Polícia...

Polícia prende suspeito de furtar 3 peças de picanha em Mato Grosso

O suspeito, de idade não informada, foi detido por...
PUBLICIDADE