Começou esta semana, e vai até o dia 22, a campanha nacional de multivacinação, que terá sábado (16) como o Dia D, quando todos os postos de saúde municipais vão funcionar o dia todo no país. Em Mato Grosso, os municípios estão preparados com vacina suficiente para atender a população. “A meta é atingir a cobertura vacinal de 90% do total da população de cada faixa etária para cada tipo de vacina”, informou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Alessandra Moraes.
Atualmente, a média de cobertura vacinal é de 70% no estado, apesar de dispor de vacina de rotina nos postos municipais de saúde. “A campanha é dedicada a alertar à população sobre a importância de se prevenir contra doenças que podem ser evitadas por meio da vacina, especialmente a tríplice viral, da qual faz parte a vacina contra o sarampo”, destacou Alessandra Moraes.
A preocupação dos profissionais de saúde aumentou ainda mais com o alerta vindo da Venezuela, que registra casos de sarampo e vive uma situação preocupante com o agravamento da crise social. Parte de sua população está migrando para o Brasil, principalmente para os estados que fazem parte da Região Amazônica.
Os chamados casos importados, trazidos por essa população migrante representa um risco para estados como Mato Grosso, que compõe a Amazônia Legal. Segundo informou Alessandra Moraes, o Estado não registra caso de sarampo desde o ano 2000, mas diante dessa ameaça, a situação é de alerta, dai a importância de a população tomar a vacina contra sarampo (tríplice viral).
De acordo com a Vigilância Epidemiológica os postos de vacinação vão continuar atendendo e aplicando a vacina de forma rotineira após o dia D, 16 (sábado) e é importante levar o cartão de vacina e mantê-lo sempre atualizado.
A informação é da assessoria.