O aumento de registros de novos casos de covid-19, levou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do município a emitir um alerta epidemiológico, esta manhã. Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, o objetivo é reforçar com os moradores os cuidados básicos para evitar o contágio da doença. No momento, em Sorriso há 46 casos ativos, enquanto primeira semana de novembro não havia nenhum. “Precisamos ter clareza e entender que o vírus não foi embora. Ele permanece circulando entre nós e inclusive com novas variantes”, explicou.
A coordenadora também destacou ações simples aos moradores, como não se aglomerar, higienizar as mãos com frequência, usar máscara se tiver sintomas gripais e procurar a unidade de saúde mais próxima caso apresentar sintomas. “Estamos com vacinas contra a covid-19 disponíveis desde o público de seis meses de idade”, disse.
O secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, ressaltou algumas ações, como a disponibilização de testes rápidos nas Unidades de Saúde da Família. No caso de sintomas respiratórios e suspeita de covid-19, a recomendação é procurar a USF mais próxima da residência e realizar o teste. “Caso der positivo a equipe médica da própria unidade está preparada para o atendimento e prescrição de medicamentos”, acrescentou o secretário.
Conforme Só Notícias já informou, em Sinop, o número de casos também aumentou, com 41 em isolamento.