As unidades de saúde de Várzea Grande retomaram a campanha de vacinação contra influenza, a gripe H1N1. O governo do Estado repassou 15 mil doses, que estão sendo disponibilizadas ao público alvo da cobertura desde às 8h de ontem. O superintendente da Vigilância em Saúde, Juliano Silva Melo, frisa que as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, conforme classificação do Ministério da Saúde, devem procurar as unidades de Saúde de Várzea Grande em horário comercial, até o dia 20, quando a campanha nacional será encerrada.
O público prioritário é formado por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (até quatro anos, 29 dias),trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (45 dias pós-parto), indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades).
Dezenove unidades de saúde estão ofertando a vacina contra a gripe H1N1. Até o início do mês, como explica Juliano Melo, cerca de 25 mil pessoas já foram imunizadas no Município, o que corresponde a 55% da meta preconizada pelo Ministério para Várzea Grande. O público alvo de imunização é de cerca de 52.853 pessoas. Além do H1N1, a vacina previne contra outros dois tipos de vírus da influenza: H3N2 e B. “A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de que 80% de cada faixa etária prioritária seja imunizada no período de vacinação, que teve início no último dia 30 e segue até o dia 20”, explica o superintendente.
A imunização é contraindicada para pessoas com alergias graves ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula, ou àqueles que apresentaram história de reação anafilática em doses anteriores da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.