A prefeitura, em parceria com a Universidade de Várzea Grande, fará, nesta terça-feira, o Dia D de Vacinação contra Covid para profissionais da área de saúde da linha de frente de clínicas médicas, odontológicas, veterinárias, fisioterapia, psicologia, além de farmácias e funerárias, totalizando 1,3 mil doses. Também estão sendo aplicadas a segunda dose das primeiras 1.969 vacinas CoronaVac que atendeu a rede pública de Saúde, desde o último dia 20, no Hospital Pronto Socorro Municipal e nas UPAS IPASE e Cristo Rei, depois para a rede secundária. É aguarda a liberação de novas doses de vacina para o início da vacinação dos idosos. Ontem, chegaram 30,6 mil a Mato Grosso e começam ser repassadas hoje aos municípios.
“Reafirmamos nosso compromisso em vacinar toda a população de Várzea Grande acima de 18 anos e temos recursos para isto, mas as aquisições estão centralizadas pelo Governo Federal, portanto, estamos fazendo gestão para que mais vacinas sejam disponibilizadas, em que pese todo o Brasil estar no mesmo sentido, cobrando vacina, assim como todos os países do Mundo diante da pandemia que já atingiu 107 milhões de pessoas com quase 2,4 milhões de óbitos”, disse o prefeito Kalil Baracat. Os vacinados e para aqueles que ainda serão imunizados terão que se cadastrar através do site oficial do município.
Para o secretário interino de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, a população precisa se conscientizar de que a Covid vai permanecer no dia a dia de todos por um bom tempo, isto se for descoberta uma vacina duradoura ou se houver uma imunização definitiva. “Temos que aprender a conviver com essa enfermidade e adotarmos um novo modo de vida que respeite a nós mesmos e aos que convivem conosco e o que o Poder Público Municipal puder fazer ou estiver ao nosso alcance a ordem do prefeito é para que não exista limites no atendimento a população que necessita do Sistema Único de Saúde”, disse Gonçalo.
Várzea Grande já recebeu 4.559 doses, sendo 2.779 da CoronaVav via Instituto Butantan e 1.780 AstraZeneca/Oxford via Fiocruz. O total aplicado de 20 de janeiro até ontem somou 2.870, sendo vacinados todos os profissionais da linha de frente que atendem pessoas suspeitas ou confirmadas, informa a assessoria.