A secretaria municipal de Saúde começou hoje a vacinação dos moradores com 55 anos a 59 sem comorbidades, no Corujão da Vacinação e os garis serão imunizados na próxima terça-feira na edição do Resgate Cidadão, conforme decisão do prefeito Kalil Baracat após reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus,
“Os passos são dados conforme as informações e planejamento da secretaria de Saúde, tanto na disponibilização de vacinas, quanto sobre o contingente já vacinado e a ser vacinado. Vamos avançando nos grupos prioritários, e abrindo gradativamente em ordem decrescente para aquelas pessoas sem comorbidades. E nunca esquecendo dos idosos acima de 60 anos, onde a Saúde Pública, edita o Resgate Cidadão, que é justamente a busca ativa, desta faixa etária que têm seu direito garantido de se vacinar, e que por algum motivo o impede. Para esses casos, todas as terças-feiras, no período da tarde ocorre a vacinação, no Fiotão. Essa ação humanitária foi acatada pela sociedade várzea-grandense que nos ajudam a identificar e levar estas pessoas para se vacinarem”, explicou o gestor, através da assessoria.
Ainda de acordo com a assessoria, paralelamente a vacinação também ocorre no ginásio Poliesportivo Fiotão para pessoas com comorbidades, das 8h às 13h. Amanhã, no mesmo local, também haverá aplicação da segunda dose da Coronavac, para aquelas pessoas que aguardaram o período de 28 a 30 dias de uma dose para outra e da AstraZeneca, com intervalo de 90 dias. “O Resgate Cidadão é justamente para vacinar os idosos acima de 60 anos que por algum motivo ainda não se vacinou. Nesta terça-feira, as equipes farão cadastro na hora, e a vacina será aplicada. É necessário levar um documento com foto, com CPF, e comprovante de residência e quem tiver o cartão SUS levar”, explicou o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros.
O secretário afirmou ainda que para vacinar os garis foi estabelecido a uma parceria com a secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, que junto às empresas prestadoras de serviços, controlam a lista de quem realmente vão vacinar, preenchendo os critérios e regras da Campanha de Vacinação, além dos efetivos da secretaria.
Os professores das redes pública, privada e federal de ensino também estão recebendo as doses. “Dos cerca de 7 mil profissionais a serem vacinados, conseguimos com esta força-tarefa vacinar 4.711, considerado um bom número, uma vez que as escolas vão funcionar de forma remota e presencial. Mas, para aqueles que não puderam comparecer nos dias estipulados, vamos ainda nesta semana planejar uma data para zerar este grupo de professores que ainda faltam se vacinar. Tudo é cautelosamente planejado”, argumentou o secretário.