A secretaria municipal de Saúde, começou a vacinação contra a Covid para gestantes e puérperas sem condições pré-existentes e com mais de 18 anos, com aplicações das doses da Pfizer que terão intervalo de 90 dias entre a primeira e segunda dose. O atendimento é no Ginásio do Fiotão. Nesta quinta-feira, será na via Drive-thru na Univag.
Também foi aberta vacinação prevista na segunda etapa, fase 1, estabelecida pelo ministério da Saúde para pessoas com comorbidades com idade de 40 a 59 anos, que têm diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão – alvo e ou comorbidades; insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronárias; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças cerebrovasculares; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida e cirrose hepática.
Portadoras de Síndrome de Down, com qualquer idade, acima dos 18 anos e que são doentes renais que realizam diálise, em qualquer idade e acima dos 18 anos, também estão aptos a serem vacinados.
As pessoas estão sendo vacinadas mediante cadastro aprovado e confirmado, com o agendamento que passou a ser automático, ou seja, o próprio interessado se inscreve e após três dias úteis confirma o mesmo para receber sua vacina, informa a secretaria.
Quanto a segunda dose para os que receberam a 1ª da CoronaVac, que tem um intervalo de até 28 dias, a secretaria de Saúde esclarece que tem estoque as doses para os que receberam a primeira até 14 de abril, mas aguarda para ainda nesta semana, nova remessa.
“Como a vacinação já teve início, o importante é abrir o cadastro baixando a idade, para que mais pessoas possam ser vacinadas. A vacinação se dará por ordem de cadastro. Vamos vacinar os já cadastrados de 50 a 59 anos, e assim os que já forem cadastrando, com idade de 40 à 49 serão também contemplados, conforme as confirmações que são realizadas pelas equipes da Vigilância em Saúde. Consecutivamente vai ocorrendo também a vacinação da segunda dose do grupo de 60 anos acima, explicou Gonçalo de Barros, explicando o secretário que o grupo de pessoas com comorbidades será vacinado de forma gradativa e condicionado ao recebimento de novas remessas de vacinas, por parte do Ministério da Saúde e Governo do Estado”, afiançou o secretário de Saúde Gonçalo de Barros.
“Todas as declarações apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu. Além disso, o cadastro será enviado aos órgãos de controle externo, como Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) , Controladoria Geral da União (CGU),e Ministério Público do Estado de Mato Grosso(MPE), em caso de informações inverídicas, ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis”, explicou o secretário Gonçalo de Barros.
Cadastro:
Os cadastros podem ser feitos por meio do site oficial do município no endereço http://www.varzeagrande.mt.gov.br/ no banner no topo do site, IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – PRÉ CADASTRO PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19.
Após o cadastro, a pessoa poderá consultar, por meio do número do seu CPF, o seu agendamento da vacinação contra o COVID-19 (data e hora, o local definido pela escolha no ato do cadastro). Caso ultrapassado um período de três dias, e não constar nenhum agendamento, é só entrar em contato com as equipes de agendamento pelo número gratuito 0800 647 4121, que elas identificarão se houve ou não problemas nos dados cadastrais e promoverão as correções devidas, com o agendamento garantido.