A secretaria de Saúde adotou três novas medidas para acelerar a imunização da população da segunda maior cidade de Mato Grosso contra o coronavírus e abriu, ontem, o cadastro para pessoas de 21 a 24 anos que começam a ser vacinadas sábado e também está fazendo o pré-cadastro para quem tem de 18 a 20 anos com previsão de tomarem a vacina a partir do dia 23. Mas, se chegarem novas remessas de vacina essa data pode ser antecipada.
A terceira medida é o reforço para o Programa Resgate Cidadão, uma inovação de Várzea Grande, para as pessoas com 50 anos ou mais, que segundo o cadastro do ministério da Saúde e o Banco de Dados do Cartão do SUS ainda não receberam nenhuma das duas doses ou a segunda vacina, essa categoria em maior escala.
Cadastro e pré-cadastro devem ser feitos no site oficial de Várzea Grande, onde há duas abas, uma do cadastro de 20 a 24 anos e outra com o pré-cadastro de 18 a 20 anos, e deverão ser confirmados o horário, a data e o local de vacinação que atualmente são quatro – no Parque Berneck em sistema drive thru, no Ginásio de Esportes Júlio Domingos de Campos (Fiotão) em ponto fixo, no mini estádio do Jardim dos Estados em ponto fixo e no Centro Universitário Várzea Grande que é ponto fixo ou em drive thru. Esses quatro pontos de vacinação podem, conforme o número de cadastros confirmados, funcionarem ao mesmo tempo, em dias alterados ou em locais alternados.
“Temos mantido nossa meta de vacinar a toda população de Várzea Grande e todas as medidas adotadas até este momento contou com muito planejamento técnico, com a participação efetiva dos servidores da Saúde Pública Municipal e com a participação da população que sabe a importância de vacinar e estar imunizado contra uma doença a Ccovid que percorre caminhos desconhecidos pela ciência e pela medicina e infelizmente levou muitas vidas e trouxe muito sofrimento a milhares, milhões de pessoas em todo o mundo”, disse o prefeito Kalil Baracat, após se reunir com o secretário de Saúde, Gonçalo Barros ao definirem as novas ações.
Eles também discutiram ainda a possibilidade de antecipar os planos do ministério da Saúde, de vacinar crianças e jovens com faixa etária abaixo dos 18 anos. Desde o início da vacinação, o entendimento dos técnicos, médicos e cientistas era da não necessidade de vacinação para crianças e menores de 18 anos, mas como, a SARS-CoV-2, vem sofrendo mutações com novas cepas, já se estuda essa possibilidade. “Sempre deixamos claro nossa intenção de vacinar todas as pessoas, para que possamos retomar a normalidade do dia a dia daqueles que precisam trabalhar, estudar, viver dentro desta nova realidade com ou sem a COVID 19, mas com a certeza de que tudo que está ao nosso alcance para garantir qualidade de vida está sendo feito”, acrescentou o prefeito, através da assessoria.