A secretaria municipal de Saúde prossegue, neste sábado, com a vacinação das pessoas com 75 que já fizeram o cadastro, além de profissionais da saúde, para a primeira dose da vacina contra a Covid, a partir das 8h, conforme horário definido no cadastro de cada um, em sistema drive-thru ou ponto fixo. A previsão é aplicar 1.400 doses.
O secretário Gonçalo Barros reforça que as pessoas com mais de 75 anos que não compareceram às edições anteriores devem ir amanhã se vacinar. “É importante que a população saiba que não há necessidade de chegar com extrema antecedência ao local da vacinação para garantir a imunização. Há vacina suficiente para a cobertura das faixas etárias que já estão sendo chamadas para as ações de imunização neste sábado”.
As vacinas que chegaram são a CoronaVac que tem um intervalo entre 24 e 28 dias para a segunda dose e a Oxford/AstraZeneca, está com intervalo maior de 90 dias. “A eficiência, organização e segurança na aplicação das vacinas contra a Covid-19 destacam Várzea Grande como uma das cidades que mais imunizam. Estamos trabalhando incansavelmente para vacinar os várzea-grandenses o mais rápido possível. Aguardamos o envio de mais doses para avançar no cronograma do Programa Nacional de Imunizações”, acrescentou, ressaltando que o governador Mauro Mendes tem garantido a entrega semanal de doses de vacina.
Várzea Grande já aplicou mais de 12 mil, entre primeira e segunda doses, nos grupos prioritários – idosos acamados, idosos em abrigos, profissionais da saúde da rede pública e privada da linha de frente e idosos acima de 75 anos.
Além dos que tem mais de 75 anos e não se vacinaram há alguns profissionais de saúde que atrasaram o cadastramento e a prioridade é finalizar a faixa de idade para avançar no processo de vacinação do município.
A Vigilância em Saúde explica que entre 20 e 25 dias após a segunda dose que os vacinados ficarão imunes, porém não significa que não vão contrair a doença, se contrair após a vacina, os sintomas tendem a ser mais leves.