As 13 unidades de saúde retomam nesta quinta-feira a vacinação contra gripe destinada aos grupos da primeira etapa da campanha nacional de imunização, ou seja, em idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde de todos os níveis de complexidade, isto é, desde os da atenção básica até os que atuam nos hospitais públicos e privados. Este é o terceiro lote de vacinas que a secretaria municipal de Saúde recebeu do Ministério da Saúde, com 6.460 mil doses.
Os idosos ou profissionais da saúde que ainda não se vacinaram contra a gripe podem ir as unidades do Alto da Glória, Jardim América, Boa Esperança, Camping Club, Nações, Vitória Régia, Maria Vindilina 2, Primaveras, Cidade Jardim, Sabrina, São Cristóvão, São Francisco e no Centro Integrado em Atendimento a Saúde Municipal (Ciams) das 7h às 11h e das 13h às 17h. A imunização protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B. Tem contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria, Girlene Trentin, a quantidade é suficiente para finalizar o atendimento do primeiro grupo que deve ser imunizado. “Pedimos para que as pessoas se programem e não deixem tudo para a última hora para evitar aglomerações, mas pedimos, principalmente, que não deixem de se vacinar. É importantíssimo que sejam imunizados”, explica
Ainda de acordo com a coordenadora, como a vacinação de rotina está suspensa até o dia 16 deste mês esses grupos precisam evitar contato com outros grupos com risco maior de transmissão do Covid-19. “É importante que tomem a vacina antes do dia 16, pois a partir dessa data as vacinas de rotina serão retomadas e pode ocorrer aglomeração nas unidades de saúde, e o idosos e crianças precisam estar protegidos para não ficarem expostos ao coronavírus”, salientou.