A Secretaria Estadual de Saúde confirmou para, maio, a campanha de vacinação anti-rábica. Em Nova Mutum, na área rural a imunização inicia a partir do dia 12 deste mês e, em todo município, a meta é 5.980 gatos e cachorros. De acordo com o veterinário da Vigilância Ambiental, Bruno Raimundi, o Estado prevê a campanha em duas etapas: maio e em setembro. "Mas decidimos antecipar nas comunidades do interior. Por isso, hoje, nossa equipe estará fazendo a divulgação da campanha nesses locais", diz Bruno.
Na cidade, o dia D será em 12 de maio, nos postos concentrados no Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica) Marton Lucca, na Escola Tancredo Neves, na Central de Regulação e Vigilância Ambiental, localizadas no antigo Centro de Saúde, na creche Mãe Amiga, na Escola Carlos Drummond de Andrade e na Escola Cecília Meirelles, das 8 às 17h, sem intervalo.
Segundo o veterinário, desde o segundo semestre de 2010, a campanha anti-rábica foi cancelada em função de animais apresentaram reações contrárias à vacina em alguns estados do Brasil. "Ficamos sem imunizar os animais por tempo indeterminado, já que o laboratório que realizava as doses preferiu primeiramente realizar testes antes de disponibilizá-las. No ano passado, por exemplo, nenhum animal recebeu a imunização oferecida pelo Governo Federal", destaca.