Mesmo com a campanha nacional de vacinação contra rubéola começando oficialmente somente dia 9 de agosto, as pessoas entre 12 a 39 anos que queiram se imunizar podem procurar os dez postos de saúde familiar de Sorriso.
Para a cidade que lidera o ranking de mais casos confirmados da doença (55) a meta prevista pelo Escritório Regional de Saúde é a imunização de aproximadamente 28,5 mil pessoas.
Conforme a Secretaria de Saúde do município, as vacinas também estão sendo distribuídas nas zonas rurais, juntamente com as infantis. Nos próximos dias, responsáveis pelo setor de epidemiologia deverão ir aos quartéis das polícias e nos presídios para aplicar as doses. Grávidas, e alérgicos ao ovo (devido a componentes utilizados na fórmula) não poderão recebê-la
A rubéola é uma doença causada por vírus, benigna, mas altamente contagiosa. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele (exantema) e ínguas na região do pescoço (inchaço dos gânglios linfáticos). O tratamento consiste em controlar a temperatura corporal, ingerir bastante líquido e fazer repouso.
A campanha encerra dia 12 de setembro. Nesse período, os postos de saúde também estarão realizando a segunda dose da vacinação contra poliomielite.