Sábado (20) é o dia nacional de vacinação contra a poliomielite, mas a campanha teve início em todo país na terça-feira passada, dia 9, quando todas as doses da vacina foram distribuídas. Com o slogan “não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, a ação tem o objetivo de manter a erradicação da paralisia infantil no país. Em Sorriso, a meta da secretaria de Saúde é vacinar 95% das 5687 crianças com até 5 anos de idade. Por isso, no dia da mobilização os PSFs e o posto volante que será montado na Praça da Juventude, funcionarão das 8h às 17h.
Durante todo o período da campanha, até o dia 03 de julho, a vacina será disponibilizada gratuitamente nas unidades municipais de Saúde.Os pais devem levar os cartões de vacinação dos filhos, para que outras vacinas em atraso, como a tetravalente, tríplice viral e contra hepatite B, sejam colocadas em dia.
Não existe tratamento para a poliomielite. Somente a vacina garante que a criança seja imunizada contra a doença. A prevenção começa pouco tempo depois de o nascimento da criança. O bebê precisa tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade e quando completam 1 ano e 3 meses, elas devem receber um reforço, e até os 5 anos outras duas doses. A vacina oral contra pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença. O Brasil vem mantendo suas coberturas vacinais e tem alcançado altos índices, mas existem fatores de risco que podem ocasionar a reintrodução do poliovírus no país, entre eles o intenso fluxo de viajantes internacionais