PUBLICIDADE

Vacinação contra gripe é realizada em cadeia no Nortão

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promoveu uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1 na cadeia de Peixoto de Azevedo. A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Todos os servidores e recuperandos da unidade foram imunizados. De acordo com a Gerência de Saúde do Sistema Penitenciário essa ação será executada em todas as unidades penitenciárias do Estado.

“Estamos sempre realizando parcerias com as secretarias de saúde dos municípios onde estão localizadas uma das mais de 50 cadeias, centros de detenção provisória e penitenciárias que compõe o Sistema Penitenciário (Sispen); nosso trabalho consiste em garantir aos cidadãos privados de liberdade direitos universais, como o direito a saúde, e isso se reflete na saúde da população livre, pois doenças como a tuberculose, se não tratadas, podem ser passadas pelos recuperandos aos visitantes e estes pro sua vez transmiti-las a seus parentes e conhecidos”, explica o gerente de Saúde do Sispen, Hozano Delgado.

Em abril, a cadeia de Juara realizou uma campanha para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's). A ação atingiu todos os 90 recuperandos reclusos na unidade. “Solicitamos à Secretaria Municipal de Saúde que enviasse uma equipe para auxiliar a direção da unidade a realizar o atendimento médico”, disse o diretor da cadeia, Lindomar Henrique da Silva.

O gestor da unidade disse que a Sejudh busca pontualmente parceiros para realizar atendimentos na área da saúde. “Desta vez buscamos atendimento especializado em HIV/Aids, Sífilis e Hepatite, pois caso alguns deles seja diagnosticado com alguma dessas doenças, eles precisarão receber atenção continuada”.

No Centro de Ressocialização de Barra do Garças, um ciclo de palestras educativas foi realizado para os recuperandos. Prevista pelo programa Novos Passos, a ação abordou o tema “Saúde e Higiene Bucal”. A direção da cadeia trata ainda da importância da Alimentação Saudável no Combate a Obesidade e Doenças Associadas. O trabalho é resultado de parceria realizada com os cursos de Educação Física, Nutrição e Odontologia de uma instituição de ensino superior que atua no Vale do Araguaia.

O educador físico Giliard Morés explica que o ciclo de palestras continuará durante todo o ano de 2016, envolvendo diversas temáticas pertinentes aos reeducandos, bem como o apoio de vários parceiros do programa. “Os eventos são coordenados pelo educador físico Giliard Morés, pelo psicólogo Eduardo dos Santos Vieira, e conta com apoio irrestrito da direção e dos agentes prisionais”, informa o diretor da unidade, Jaílson André Costa e Silva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE