Em todo o país, 41,1 milhões de brasileiros já foram vacinados durante a campanha nacional de vacinação contra a influenza, que termina nesta sexta-feira (20). O número representa 81,5% do público-alvo, formado por 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. Em Mato Grosso, 416,1 mil pessoas já estão imunizadas, representando 66,7% do grupo prioritário. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% desse público.
Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde enviou aos estados 54 milhões de doses da vacina para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo. Vários estados anteciparam o início da vacinação. Desde a última sexta-feira (13), cem por cento das doses já haviam sido recebidas pelos gestores estaduais de saúde, que são responsáveis de distribuir aos municípios.
“Embora o encerramento da campanha esteja programado para esta sexta, os estados que ainda não alcançaram a meta, ou ainda possuírem doses disponíveis, podem seguir vacinando a população prioritária”, explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. Segundo o secretário, em todo o país, 22 estados puderam adiantar suas vacinações, o que permitiu a alta cobertura vacinal alcançada até este momento.
Até o momento, a região Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 85,7%, seguida pelas regiões Sudeste (85%); Centro-Oeste (79,1%); Norte (76,7%) e Nordeste (75,6%). Dentre os grupos prioritários para a vacinação no estado de Mato Grosso, os trabalhadores de saúde contam com 47,4 mil doses aplicadas, o que representa 85,4% dos profissionais vacinados. Entre as puérperas, 5,3 mil já foram vacinadas (76,4%); 180,4 mil idosos (73,7%); crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), com 153,7 mil vacinados (65,9%), e 22,3 mil gestantes (52,8%).
Com 10,4 mil doses aplicadas, 25,6% dos indígenas que moram na região de saúde do estado de Mato Grosso foram vacinados até o momento. Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. Também foram aplicadas 59,5 mil doses nos grupos de pessoas com comorbidades; população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional do estado de Mato Grosso. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, o que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.