O Estado de Mato Grosso em consonância com o Ministério da Saúde (MS), inicia no dia 8 a campanha contra o vírus Influenza A (H1N1). Os trabalhos serão realizados pelos municípios e as estratégias de vacinação serão feitas por etapas por grupos prioritários.
A primeira etapa vai até o dia 19 deste mês e tem como grupo prioritário os trabalhadores de saúde e população indígena. O Ministério da Saúde define que será considerado como trabalhador de saúde o profissional que está em potencial risco de contrair a infecção pelo vírus influenza A (H1N1) no contato com possíveis suspeitos da doença.
Estão incluídos todos os profissionais que atuam na assistência à saúde como profissionais da atenção básica (estratégia saúde da família e unidades no modelo tradicional); profissionais das unidades de média e alta complexidade que são referência para atendimento e internação dos portadores/suspeitos do vírus da Influenza A (H1N1), sendo eles: médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza, segurança e motoristas de ambulância; Profissionais de laboratório que realizam coleta do exame ou processam amostras de material de H1N1 para envio à referência; Profissionais de vigilância epidemiológica, que atuam na investigação de casos.
A vacinação na população indígena abrangerá a totalidade dos povos que vivem em aldeias e será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Para esta primeira etapa Mato Grosso recebeu 81 mil doses de vacina. A estimativa do grupo selecionado, trabalhador de saúde é de vacinar 30.017, já para a população indígena aldeada a estimativa e vacinar 35.379.
A meta do MS é alcançar cobertura de vacinação igual ou maior que 80% em todos os municípios do Brasil para cada grupo da população selecionada.
Etapas – 2ª etapa: 22 de março a 2 de abril – vacinação dos portadores de doenças crônicas (exceto idosos), vacinação das crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos e vacinação das gestantes.
3ª etapa: 5 a 23 de abril – Vacinação da população adulta de 20 a 29 anos.
É um segmento que envolve estudantes, trabalhadores, donas de casa, ou seja, pessoas que enfrentam algumas dificuldades na busca da vacinação, fazendo-se necessário estabelecer algumas estratégias que permitam levar a vacina aonde esse grupo pode estar concentrado.
A população dessa faixa etária deverá apresentar documento de identificação com foto para comprovação da idade e Caderneta de Vacinação (se possível).
4ª etapa: 24 de abril a 7 de maio – vacinação da população com mais de 60 anos com doenças crônicas.
Esta etapa coincidirá com a campanha nacional de vacinação dos idosos contra a influenza (gripe comum), sendo que aqueles idosos que são portadores de doenças crônicas tomarão as duas vacinas.
5ª etapa: 10 de maio a 21 de maio – População de 30 a 39 anos.
O Ministério da Saúde disponibilizará as doses de acordo com as etapas, a estimativa da população a ser vacinada em Mato Grosso nas demais etapas são: gestantes – 53.503; portadores de doenças crônicas – 210.102; criança com idade em 6 meses e 2 anos – 73.529; população de 20 a 29 anos – 568.344; pessoas com mais de 60 anos com comorbidade – 45.006; pessoas de 30 a 39 anos – 483.050. Totalizando 1.498.930 de todos os grupos selecionados pelas etapas.