PUBLICIDADE

Vacinação contra gripe A começa dia 8 em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Estado de Mato Grosso em consonância com o Ministério da Saúde (MS), inicia no dia 8 a campanha contra o vírus Influenza A (H1N1). Os trabalhos serão realizados pelos municípios e as estratégias de vacinação serão feitas por etapas por grupos prioritários.

A primeira etapa vai até o dia 19 deste mês e tem como grupo prioritário os trabalhadores de saúde e população indígena. O Ministério da Saúde define que será considerado como trabalhador de saúde o profissional que está em potencial risco de contrair a infecção pelo vírus influenza A (H1N1) no contato com possíveis suspeitos da doença.

Estão incluídos todos os profissionais que atuam na assistência à saúde como profissionais da atenção básica (estratégia saúde da família e unidades no modelo tradicional); profissionais das unidades de média e alta complexidade que são referência para atendimento e internação dos portadores/suspeitos do vírus da Influenza A (H1N1), sendo eles: médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza, segurança e motoristas de ambulância; Profissionais de laboratório que realizam coleta do exame ou processam amostras de material de H1N1 para envio à referência; Profissionais de vigilância epidemiológica, que atuam na investigação de casos.

A vacinação na população indígena abrangerá a totalidade dos povos que vivem em aldeias e será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Para esta primeira etapa Mato Grosso recebeu 81 mil doses de vacina. A estimativa do grupo selecionado, trabalhador de saúde é de vacinar 30.017, já para a população indígena aldeada a estimativa e vacinar 35.379.

A meta do MS é alcançar cobertura de vacinação igual ou maior que 80% em todos os municípios do Brasil para cada grupo da população selecionada.

Etapas – 2ª etapa: 22 de março a 2 de abril – vacinação dos portadores de doenças crônicas (exceto idosos), vacinação das crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos e vacinação das gestantes.

3ª etapa: 5 a 23 de abril – Vacinação da população adulta de 20 a 29 anos.

É um segmento que envolve estudantes, trabalhadores, donas de casa, ou seja, pessoas que enfrentam algumas dificuldades na busca da vacinação, fazendo-se necessário estabelecer algumas estratégias que permitam levar a vacina aonde esse grupo pode estar concentrado.

A população dessa faixa etária deverá apresentar documento de identificação com foto para comprovação da idade e Caderneta de Vacinação (se possível).

4ª etapa: 24 de abril a 7 de maio – vacinação da população com mais de 60 anos com doenças crônicas.

Esta etapa coincidirá com a campanha nacional de vacinação dos idosos contra a influenza (gripe comum), sendo que aqueles idosos que são portadores de doenças crônicas tomarão as duas vacinas.

5ª etapa: 10 de maio a 21 de maio – População de 30 a 39 anos.

O Ministério da Saúde disponibilizará as doses de acordo com as etapas, a estimativa da população a ser vacinada em Mato Grosso nas demais etapas são: gestantes – 53.503; portadores de doenças crônicas – 210.102; criança com idade em 6 meses e 2 anos – 73.529; população de 20 a 29 anos – 568.344; pessoas com mais de 60 anos com comorbidade – 45.006; pessoas de 30 a 39 anos – 483.050. Totalizando 1.498.930 de todos os grupos selecionados pelas etapas.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE