A partir das 13 horas da próxima terça-feira, todas as salas de vacina de Sorriso disponibilizam vacina contra a dengue. O município recebeu esta semana 2.044 doses – a previsão é receber 8.177. Inicialmente, o público-alvo é formado por adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber o imunizante basta procurar uma unidade portando o cartão do SUS e o CPF. Os menores devem estar acompanhados por um adulto responsável.
Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, a vacina pode apresentar reações consideradas leves como dor de cabeça e cansaço físico, além também de reações raras que incluem irritabilidade (em crianças), sonolência, perda de apetite e febre. “Alertamos a população porque essas reações podem ocorrer após a vacinação”, disse.
O último boletim divulgado no dia 7 aponta que desde o início do ano Sorriso já registrou 93 casos de Chikungunya, 303 de dengue e um de Zika vírus. São 86 casos de Chikungunya a mais do que no boletim divulgado em 23 de abril, um aumento de 92,47% em apenas 14 dias. No último boletim os números positivos para dengue também dobraram: em abril eram 155, duas semanas depois passam de 300.
“Já vínhamos alertando a população sobre a necessidade de eliminar criadouros, de manter os cuidados; observamos um avanço contínuo dos casos de dengue, Chikungunya e Zika em todo o país e trabalhamos muito para que esse pico não ocorresse aqui também, mas precisamos muito do apoio da população nesse sentido”, completou Taynná.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.