A Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Regional de Sorriso poderá ser reaberta para o recebimento de novos pacientes a partir de amanhã. A informação é da diretora do hospital, Rejane Potrich Zen. “Possivelmente amanhã cedo estará liberada para novos pacientes. Até porque não se confirmou nenhuma KPC”, explicou, ao Só Notícias. A unidade, que conta com oito leitos, está interditada desde o último dia 13, quando foi confirmado o primeiro caso de Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), conhecida como “superbactéria”, em Mato Grosso.
Foram realizados cerca de 40 exames em pacientes e unidade. De acordo com o médico infectologista da unidade, Hugo Noal, nenhum dos exames evidenciou a presença da superbactéria. “Então temos um último paciente na UTI, com alta prevista para amanhã. Após, faremos mais uma higienização e, a partir daí, a unidade estará liberada para uso externo”, destacou, ao Só Notícias, o médico. Deste paciente, o exame também foi negativo.
Enquanto a unidade estava fechada para o processo de desinfeção, uma enfermaria especial foi aberta para atender os pacientes em situações mais complicadas. Eram três leitos para estabilização e monitoramento. Conforme a necessidade do paciente, era feita a transferência para outras UTI”s.
A KPC, conforme Só Notícias informou, foi identificada em uma jovem de 21 anos, que morreu durante a madrugada do dia 13 no Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá, onde estava internada também na UTI. Ela era moradora de Feliz Natal e antes de ser transferida para Cuiabá, ficou internada no Hospital Regional de Sorriso. A causa da morte foi infecção generalizada, porém, nela foi identificado que a KPC estava colonizada.
(Atualizada às 13h45)