A partir de janeiro, beneficiários de planos individuais e coletivos terão direito a mais 21 procedimentos de saúde. A atualização da lista de procedimentos mínimos que devem ser cobertos pelos planos foi anunciada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), na última semana e beneficiará mais de 70 milhões de usuários de planos de assistência médica e/ou odontológicos.
Além da inclusão de exames laboratoriais e de mais um medicamento oral para tratamento de câncer em casa, também foi ampliado o número de consultas em especialidades médicas, como fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e psicoterapia. Conforme a ANS, a atualização é o resultado de revisão periódica do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
Dentre os procedimentos incluídos na lista estão o implante de Monitor de Eventos/Looper (utilizado pra diagnosticar perda da consciência por causas indeterminadas); implante de cardiodesfibrilador multissítio (que ajuda a prevenir morte súbita); implante de prótese auditiva ancorada no osso; e a inclusão do Enzalutamida, medicamento oral para tratamento do câncer de próstata, entre outros.
A Agência também ampliou o uso de alguns procedimentos já ofertados, como aumento do número de sessões com fonoaudiólogo, de 24 para 48 ao ano para pacientes com gagueira e idade superior a sete anos e transtornos da fala e da linguagem; de 48 para 96, para quadros de transtornos globais do desenvolvimento e autismo; de seis para 12, consultas em nutrição para gestantes e mulheres em amamentação; de 12 para 18, sessões de psicoterapia, entre outros.