A expectativa é que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarantão do Norte (240 km de Sinop) comece funcionar em 2016. A prefeita Sandra Martins (DEM) lançou as obras na semana passada, que receberão aproximadamente R$ 1,7 milhão em investimentos, além R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos e mobiliários. “A nossa cidade passa a vivenciar duas histórias no setor de saúde. Quando assumimos a gestão, herdamos a saúde sucateada e agora está sendo reestruturada e já podemos comemorar os nossos feitos”, disse a gestora.
A UPA irá desafogar a demanda, hoje existente no Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, que atende uma média de 150 consultas diariamente. Esse montante é acrescido com uma média de 500 atendimentos, que são feitos aos pacientes residentes nas cidades localizadas ao Sul do Pará, a exemplo de Cachoeira da Serra, Castelo dos Sonhos e Novo Progresso.
Conforme Só Notícias já informou, a unidade terá de 5 a 8 leitos de observação, com capacidade de atender até 150 pacientes por dia. Ela funcionará 24 horas, 7 dias por semana e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.