A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue em Sinop recebeu, de janeiro até o mês passado, 3.450 voluntários, através de campanhas de doação das universidades públicas, particulares, empresas, órgãos públicos e também pacientes, ao longo do ano. As iniciativas arrecadaram à UCT o total de 3 mil bolsas de sangue.
Segundo a coordenadora da unidade, Patrícia Chiamenti, mesmo com a importância das doações esporádicas, “a coleta de sangue vive de campanhas, seja com a ajuda de algum colaborador particular, empresas que façam uma campanha entre seus funcionários, campanhas entre amigos”.
Também são realizados os chamamentos “com os doadores cadastrados, que hoje já estão em torno de 26 mil. Fazemos os relatórios e convidamos a doar via mensagens e ligações”, emendou Chiamenti.
A secretaria municipal Saúde informou, ao Só Notícias, que os estoques do tipo A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O estão atualmente abastecidos. O sangue poderá ser usado no tratamento de pacientes da covid-19, dengue, doenças renais crônicas, quadros hematológicos e oncológicos, cirurgias e casos de acidentes.
Para participar é necessário apresentar um documento com foto, cartão do SUS e endereço com o CEP. A idade estabelecida é entre 16 e 60 anos, e o peso mínimo é de 50 quilos. Os médicos solicitam que o doador deva estar com a alimentação e descanso em dia, além de evitar a ingestão de bebidas alcoólicas por 24 horas antes do procedimento.
A UCT, que conta com 17 profissionais treinados, fica localizada na rua das Amendoeiras, anexa ao Hospital Regional.