A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) começa, a partir de amanhã, uma fase experimental na separação de plaquetas sanguíneas, após seus técnicos terem sido treinados pelo Hemocentro em Cuiabá. A centrífuga que faz a separação está sendo usada apenas para retirar, do sangue, o concentrado e o plasma. No entanto, antes haver este procedimento, o município precisa enviar para a capital o sangue (em estágio íntegro) para identificar a possibilidade do material ser aproveitado em Sinop.
A coordenadora do UCT, Anna Letícia Yanai, pediu ao Hemocentro que os exames de Sinop sejam feitos em 24 horas para que as plaquetas sejam retiradas e possam atender os pacientes em Sinop e região. “Precisamos que esses exames estejam em 24 horas em Sinop, para que as plaquetas sejam retiradas para formar um banco de plaquetas devido ao aumento nos casos de dengue hemorrágica e o estoque existente atende apenas os pacientes que já estão recebendo essa tranfusão”, disse Anna.
Não foi confirmado o número de pacientes, com dengue hemorrágica, que precisa deste procedimento. As plaquetas obtidas na separação do sangue também podem ser utilizadas em casos de leucemia.
(Atualizada às 15h)