PUBLICIDADE

UCT busca doadores para reforçar estoque de sangue no fim de ano em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Rosani Trindade (foto: assessoria)

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, vai realizar de 21 a 27 deste mês, a campanha de doação de sangue, do Ministério da Saúde, “Somos todos do mesmo sangue”. A data foi escolhida porque no dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A coordenadora da UCT, Etiane Martins, disse, ao Só Notícias, que “o objetivo da campanha é manter o nosso estoque que a gente fornece para as unidades de saúde do município e região, quando necessário. A gente nunca deixa zerar este estoque e quando baixa este quantitativo a gente faz a solicitação para os doadores. Todos os tipos sanguíneos podem vir doar”.

A UCT Sinop, realiza duas grandes campanhas por ano, uma em junho que é comemorado o Dia Mundial do Doador e em novembro para suprir os estoques de final de ano, quando muitas pessoas viajam e o número de doações diminuem. “precisamos reforçar o estoque para esta época de Natal e Ano Novo, quando muitos saem de férias. Na segunda quinzena de dezembro sempre diminui o número de doadores, então por isso que a gente faz a campanha. Até porque quando a gente faz o fracionamento, o nosso concentrado de hemácias tem um prazo de validade que são 35 dias. Então, contamos com os doadores regulares e para as pessoas que nunca doaram, que venham ao banco de sangue para fazer a doação, que façam esta contribuição social e ajudem a reforçar o estoque para este período, pois a gente sempre tem os pacientes que estão precisando”.

Podem fazer a doação pessoas saudáveis, na faixa etária de 16 a 69 anos (menores de 18 acompanhado do responsável legal), com peso superior a 50 quilos. O doador precisa estar descansado, alimentado (evitando alimentos gordurosos ou muito doces) e que não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação.

Mulheres podem doar até três vezes ao ano (de 3 em 3 meses) e, homens, até quatro doações (de 2 em 2 meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato de doar sangue, pode salvar até três vidas, isso porque todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim pode beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.

O horário de coleta é de segunda a sexta-feiras, das 7h às 12h, na rua das Amendoeiras, anexo ao hospital regional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Sinop: UBSs terão horário estendido e programação especial para homens no dia 28

A secretaria de Saúde está com uma programação especial...

Hospital Santa Casa promove mutirão de cirurgias pediátricas em Cuiabá

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela secretaria estadual...

Prefeitura no Nortão define compra de duas UTIs móveis e dois ônibus

A administração municipal em Tapurah (200 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE