PUBLICIDADE

UCT busca doadores para reforçar estoque de sangue no fim de ano em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Rosani Trindade (foto: assessoria)

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, vai realizar de 21 a 27 deste mês, a campanha de doação de sangue, do Ministério da Saúde, “Somos todos do mesmo sangue”. A data foi escolhida porque no dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A coordenadora da UCT, Etiane Martins, disse, ao Só Notícias, que “o objetivo da campanha é manter o nosso estoque que a gente fornece para as unidades de saúde do município e região, quando necessário. A gente nunca deixa zerar este estoque e quando baixa este quantitativo a gente faz a solicitação para os doadores. Todos os tipos sanguíneos podem vir doar”.

A UCT Sinop, realiza duas grandes campanhas por ano, uma em junho que é comemorado o Dia Mundial do Doador e em novembro para suprir os estoques de final de ano, quando muitas pessoas viajam e o número de doações diminuem. “precisamos reforçar o estoque para esta época de Natal e Ano Novo, quando muitos saem de férias. Na segunda quinzena de dezembro sempre diminui o número de doadores, então por isso que a gente faz a campanha. Até porque quando a gente faz o fracionamento, o nosso concentrado de hemácias tem um prazo de validade que são 35 dias. Então, contamos com os doadores regulares e para as pessoas que nunca doaram, que venham ao banco de sangue para fazer a doação, que façam esta contribuição social e ajudem a reforçar o estoque para este período, pois a gente sempre tem os pacientes que estão precisando”.

Podem fazer a doação pessoas saudáveis, na faixa etária de 16 a 69 anos (menores de 18 acompanhado do responsável legal), com peso superior a 50 quilos. O doador precisa estar descansado, alimentado (evitando alimentos gordurosos ou muito doces) e que não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação.

Mulheres podem doar até três vezes ao ano (de 3 em 3 meses) e, homens, até quatro doações (de 2 em 2 meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato de doar sangue, pode salvar até três vidas, isso porque todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim pode beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.

O horário de coleta é de segunda a sexta-feiras, das 7h às 12h, na rua das Amendoeiras, anexo ao hospital regional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE