PUBLICIDADE

Treze municípios da baixada cuiabana devem implantar sistema que melhora gestão de vagas em hospitais

PUBLICIDADE

Agentes reguladores do Sistema Único de Saúde do Estado e de Cuiabá se reuniram para discutir a implantação, na rede hospitalar, do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg III), ferramenta de gestão do Ministério da Saúde que, além de humanizar e facilitar o acesso do usuário aos serviços de saúde, garante maior controle do fluxo e utilização dos recursos. Técnicos da Secretaria de Saúde de Cuiabá, da gerência do complexo regulador do Estado e gerentes de projetos do Gabinete de Assuntos Estratégicos pasta responsável pelo monitoramento das ações pertinentes ao Termo de Ajustamento de Gestão também trataram do assunto.

A proposta de implantar o Sisreg 3 prevê vincular os 13 municípios da Baixada Cuiabana ao sistema já em operação na rede hospitalar da capital. A operacionalização do complexo regulatório mato-grossense, da atenção básica à internação hospitalar, por meio de um sistema on-line, inicialmente deve ser implantada como projeto piloto na região, que compreende 36% da população do Estado. A administração estadual e município vão definir em um próximo encontro, que deve ocorrer ainda neste mês, o plano de ação para viabilizar a sugestão.

A ação atende também ao cumprimento das metas previstas no TAG, celebrado entre o Governo de Mato Grosso e o Tribunal de Contas do Estado, em março de 2015, no qual constam as medidas que devem ser cumpridas pela Secretaria de Estado de Saúde para adequar as políticas públicas relacionados à atenção básica, assistência farmacêutica e regulação assistencial.

O secretário de Saúde, Eduardo Bermudez,  reforçou que a implantação do Sisreg, além de melhorar a gestão das vagas, vai permitir uma visão macro dos leitos disponíveis nas unidades. “Com a implantação desse sistema melhoraremos o acesso dos usuários aos serviços do SUS, dando mais velocidade na troca de informações, menor tempo e maior eficácia para atender as demandas da população”.

O gestor explicou que no ano passado a SES deu início ao processo de capacitação dos servidores, via Escritórios Regionais de Saúde, para a implantação da ferramenta. No mês de fevereiro algumas unidades de saúde, tanto estaduais como municipais, receberam a capacitação e na quarta-feira (24), vinte profissionais de saúde de nove municípios da Baixada Cuiabana também foram treinados.

Para que não ocorra um simples agendamento de consultas, por falta de capacitação dos operadores, está sendo alinhado com Cuiabá e os demais municípios um plano de ação para que se alcance a total implementação da ferramenta no Estado, cumprindo o TAG/SES e melhorando a regulação em Mato Grosso, o que proporcionará um atendimento digno à população que procura a saúde pública.

A informação é da assessoria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE