Os atendimentos pelo Programa da Saúde da Família (PSF’s) serão descentralizados e beneficiarão mais três bairros da cidade. A confirmação é do secretário municipal de Saúde, Valério Gobatto. Uma das unidades está sendo instalada no bairro Jardim das Nações e, as outras duas, na região do Jardim das Palmeiras.
O primeiro deve ser concluído no mês que vem. O prédio está recebendo as últimas adequações. “Acreditamos que em 30 dias já consigamos colocar a equipe lá. No Jardim das Palmeiras já temos o prédio e a reforma deve ficar pronta em outubro”, acrescentou. Os atendimentos devem começar ainda neste semestre.
Atualmente, os três PSF’s funcionam no posto central, que passará a oferecer atendimentos especializados, na área de infectologia. “Será reformado e remodelado para atendimentos especializados, com a equipe de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, principalmente para pacientes portadores de HIV, não só Sinop, mas de toda a região”, explicou.
“A unidade central já atende essa população. Vamos estar levando a equipe mais próxima do bairro, evitando transtorno da população em estar se deslocando a uma longa distância”, completou Gobatto.
Em Sinop, são 16 PSF’s em atividade, além do Pronto Atendimento (PA), que atende cerca de 500 mil pessoas mensalmente, inclusive de outros municípios do Nortão. Nos postos são oferecidos atendimentos em clínica geral, odontologia, vacinas, programas com gestantes, diabéticos, hipertensos, entre outros.