A terceira etapa de vacinação começa na próxima segunda-feira. De acordo com informações da assessoria da secretaria municipal de Saúde, esta fase poderão procurar as unidades de vacinação as pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de seis anos. Já os adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas devem aguardar até o dia 18.
A imunização protege contra três vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B. Conforme Ministério da Saúde, a contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.
Desde o início da segunda fase de vacinação, as Unidades Básicas de Saúde Primaveras, Cidade Jardim, Alto Da Glória, América, Camping Club, Botânico, Jacarandás, Maria Vindilina I, São Francisco e Ciams estão realizando a aplicação de doses contra a gripe em profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa. Já os presos estão sendo vacinados nas próprias penitenciárias.
Durante a primeira etapa, o setor de imunização aplicou um percentual de doses acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Entre os dias 27 de março e 15 do mês passado mais de 104% dos idosos (60 anos e mais) foram imunizados, isto é, 7.186 doses aplicadas, sendo que o esperado eram 6.869.
No mesmo período, os profissionais da saúde, que também foram priorizados, tiveram um resultado ainda melhor, sendo 115% do grupo imunizados. A meta era atingir 3.175 pessoas, mas foram alcançadas 3.664.