PUBLICIDADE

TCE orienta Estado e prefeituras a ampliarem vacinação de crianças; média está abaixo de 55%

PUBLICIDADE
Só Notícias

A Comissão Permanente de Políticas de Saúde e Sociais do Tribunal de Contas do Estado emitiu nota recomendatória à secretaria estadual de Saúde e às secretarias municipais para intensificarem vacinação de crianças façam campanhas regulares de incentivo à vacinação e ampliem a execução do Programa Imuniza Mais MT.

Em novembro a média do índice de cobertura vacinal nos municípios estava abaixo de 55%, inferior à meta de 95% recomendada pelo ministério da Saúde. De acordo com a nota, o baixo índice de vacinação apresenta risco de reintrodução de doenças já erradicadas e o conselheiro Guilherme Antonio Maluf recomendou que a secretaria estadual adote estratégias condizentes para a implementação de diretriz estratégica do Plano de Ação 2020-23 visando atingir 100% da cobertura vacinal para crianças menores de dois anos.

Para as prefeituras, a comissão recomendou ações ampliando o percentual de cobertura vacinal, tais como a disponibilização de doses necessárias à imunização em âmbito municipal, atendendo os critérios exigidos para a logística de conservação, armazenamento, transporte e distribuição, bem como o devido controle de validade das vacinas. Também sugeriu que façam levantamento de quais imunizantes possuem menor procura e realizem campanhas de conscientização específicas.

Outra recomendação diz respeito à busca ativa das crianças e adolescentes que não completaram o esquema vacinal, orientando-os a buscar os locais de vacinação, por meio de contato telefônico ou aplicativo de mensagens.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE