A coordenadoria do Departamento de Vigilância em Saúde informou que hoje foram diagnosticados cinco novos casos e a constatação serve de alerta porque o período chuvoso iniciou e o mosquito transmissor da doença já está fazendo mais vítimas. "Nossa equipe de campo já está se preparando pra começar a agir. O pior pra nós é que foram em cinco bairros diferentes e por isso estamos em alerta, são cinco em um só dia nos bairros Bom Jesus, Centro Norte, Kaiaby, Pinheiros III e Jardim Europa. Nós pedimos especial atenção da população quanto à limpeza da suas casas e a coleta de qualquer coisa que possa conter água”, disse a coordenadora do setor, Silvia Fleming.
“A gente insiste que sempre que houver sintomas, tem que ir na unidade de saúde mais próxima pra que seja feita a notificação, independente se for positivo ou não. Isso porque quando nós temos a notificação a nossa equipe se reorganiza, vai nas seis quadras em volta do local que foi notificado, fazemos a orientação e a verificação novamente pra saber se há ou não larvas e aí passamos o veneno”, explica Silvia.
Outra doença que também é transmitida pelo Aedes Aegypti e deixa o departamento em alerta é a Chikungunya, que além da transmissão ser feita pelo mesmo mosquito, os sintomas são bem parecidos. “A Chikungunya, o que diferencia mais são as dores nas juntas, que são mais intensas, mas de forma geral os sintomas se confundem muito. Nós já liberamos o comunicado para as equipes da rede ficarem em alerta e estamos preparando material”, afirmou.