A imunização contra a gripe nas Unidades de Saúde da Família começa na segunda mas o 'Di D' será no sábado (9), em todos os postos, com objetivo de imunizar 12.722 pessoas – gestantes, idosos, crianças de 6 meses até 5 anos, profissionais da saúde, mulheres no período de até 45 dias após o parto e portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade. É necessária a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentado no ato da vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu apenas 17% das doses desta meta estipulada, ou seja, 2.190 doses. A expectativa é que mais doses cheguem nos próximos dias para atingir a meta de 12 mil vacinados.
A assessoria informa que o repasse de vacinas pelo Ministério da Saúde vem sofrendo atrasos e está sendo feita de forma insuficiente desde o início do ano. Essa situação é consequência do atraso da produção de vacinas e redução do fornecimento destas doses pelo laboratório que atende o Ministério da Saúde. Um dos exemplos é a vacina contra a febre amarela, que está sendo aplicada de forma escalonada, de acordo com a tabela abaixo. Já a vacina contra a BCG continua sendo disponibilizada nas USFs Central e São Domingos, justamente para otimizar as doses.