Sorriso está entre as cidades de Mato Grosso contempladas com recursos da União para a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e implantação do sistema SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Os investimentos estão estimados em R$ 2 milhões e a obra deve ser executada nas proximidades do Hospital Regional. Segundo o secretário de Saúde, Ednilson Aguiar, a unidade desafogará o hospital que ficará com casos de maior gravidade e devidamente selecionados. Pacientes de 14 cidades da região Norte ( Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cláudia, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, União do Sul, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Vera, Feliz Natal, Tapurah e Nova Mutum) são atendidos em sistema de consórcio
A expectativa é que a liberação dos recursos necessários para iniciar a construção ocorra ainda neste ano. Já o projeto começa ser executado em 2010. “A UPA desafogará o Pronto Atendimento do Hospital Regional. No tocante ao SAMU, nove municípios devem estar interligados com Sorriso. Eles vão ganhar salas de estabilização”, declarou, ao Só Notícias.
No Rio de Janeiro, Ednilson Aguiar participa de um evento nacional reunindo representantes das cidades contempladas com o mesmo projeto na área de saúde. A finalidade é interar-se das questões técnicas acerca do sistema e da unidade de atendimento. Em julho, o Ministério da Saúde acenou para Mato Grosso a construção de nove UPAs no apoio aos serviços do SAMU-192 visando o fortelecimento das ações de saúde. Duas ficarão em Cuiabá e uma em Varzea Grande. No tocante ao projeto de interiorização, o governo federal apontava que outras seriam distribuídas entre Sorriso, Alta Floresta, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Juína.
Recentemente, o prefeito de Sinop, Juarez Costa, anunciou a viabilização de um projeto da UPA para o município no ano que vem.
(Atualizada às 10:09h)