A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deve começar a ser construída ainda este ano. A data ainda não está confirmada. A empresa que fará a obra já foi contratada e o extrato publicado recentemente em Diário Oficial da União. Agora, de acordo com o secretário de Saúde, Ednilson de Lima Oliveira, é aguardada a ordem de serviço. Não pode ser feita este mês e em outubro devido as restrições da lei eleitoral.
Os investimentos serão de R$ 1,5 milhão. “O prazo para [concluir a obra] é de 6 meses”, explicou, ao Só Notícias. A unidade estará instalada entre o posto de Saúde Central e o Hospital Regional, no centro da cidade, e é de menor porte, destinada para cidades entre 50 mil a 100 mil habitantes, com capacidade de atender entre 50 a 150 pacientes em 24 horas, segundo o Ministério da Saúde.
Conforme o secretário de Saúde, a unidade é composta por uma sala de pronto atendimento, três consultórios (uma para pediatra e dois para clínicos gerais) e oito leitos de observação. “Sala de acolhimento, que são para pacientes com casos não são de urgência e emergência, tem sala para gesso, raio-x, sala de nebulização, administrativo, farmácia, esterilização”, destacou.
Ednilson destaca que a UPA proporcionará agilidade nos atendimentos, além de desafogar o hospital regional. Junto com a unidade, deve começar os atendimentos com o SAMU. “Estamos aguardando a vinda das ambulâncias”, afirmou. Sorriso receberá um veículo para atendimentos básicos e outro para casos avançados. A expectativa é que sejam entregues ainda este mês, já que inicialmente, o recebimento estava programado para abril.