Sorriso é um dos quatro municípios mato-grossenses habilitados pelo Ministério da Saúde a receber o recurso no valor de R$ 180 mil para construção de polos da academia da saúde. A portaria publicada no Diário Oficial da União, que circula hoje, aponta que Tangará da Serra e Nova Bandeirantes terão o mesmo valor e, Colniza, R$ 80 mil. A transferência ainda será definida, para o trâmites burocráticos e início das obras. Os locais a serem instaladas as estruturas ainda deverão ser divulgados.
De acordo com o ministério, os pólos são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física aos municípes; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato), entre outros.
O programa foi criado em abril e as atividades são desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.