A criação de um comitê de mobilização contra a gripe H1N1 e a dengue foi discutida, esta tarde, pelo prefeito Chicão Bedin, o presidente da câmara, HIlton Polesello, vereadores, secretários e a direção dos dois hospitais. Até segunda-feira (17) deverá ser criado, através de decreto municipal, tendo como principal objetivo definir serviços e estratégias de combate continuado a dengue e a gripe.
Os vereadores questionaram o secretário de Saúde, Ednilson de Oliveira, das ações preventivas da gripe H1N1 e o que a sociedade civil pode fazer para ajudar na prevenção à nova gripe. Segundo Ednilson, a situação está sob controle. “Estamos monitorando 10 casos suspeitos. Temos uma equipe volante para acompanhar esses pacientes em suas casas para evitarmos a internação hospitalar”, explicou, acrescentando que a câmara de Sorriso já está dando uma grande contribuição ao promover discussões e campanhas preventivas.
O presidente Hilton Polesello disse que o legislativo vai mobilizar entidades civis organizadas, poderes públicos e a direção das unidades hospitalares para juntos discutirmos estratégias e medidas, como o cancelamento de eventos e a realização de campanhas educativas”, disse.
Esta é a terceira campanha que a Câmara de Sorriso propõe para mobilizar a sociedade no combate às doenças. A primeira incluiu propagandas informativas sobre a dengue hemorrágica. A segunda abordou medidas preventivas quanto ao contágio da gripe H1N1. “Assim como as autoridades de saúde, nós também estamos preocupados com a incidência dessas doenças. Essas campanhas de conscientização da população que promovemos visam minimizar as chances de contaminação”, finalizou.