A Secretaria Municipal de Saúde realizará, no próximo dia 30, o “1º Fórum Municipal de DST-HIV/AIDS” de Sorriso. De acordo com a coordenadora do CTA – Centro de Tratamento e Acompanhamento dos pacientes vítimas de DST/AIDS, Alexsandra Lahham (Kika), o seminário é devido ao crescente número de casos registrados no município.
“O seminário, que acontece das 07:00 às 17:30, no auditório flor da soja, no shopping, será uma capacitação para os profissionais de saúde. A ocasião servirá ainda para que oportunizemos a abertura de um espaço para as discussões pertinentes ao tema”, explica Kika. Ao todo, serão disponibilizadas 120 vagas para profissionais de saúde, funcionários das secretarias de Educação e Ação Social, e outras pessoas que exerçam atividades direcionadas às pessoas que vivem com HIV/AIDS.
Entre os temas a serem abordados durante o seminário estão HIV/AIDS, terapia anti-retroviral, acidente de trabalho com material pérfuro-cortante, atendimento psicológico às pessoas que vivem com HIV/AIDS, humanização no atendimento às pessoas com HIV/AIDS, entre outros.
Sorriso tem, atualmente, 69 casos confirmados da doença. Destes, 48 estão em acompanhamento no CTA, sendo que 13 são gestantes. “No município tem aumentado os casos de AIDS em gestantes, idosos e casais estáveis, o que preocupa muito a secretaria. Não temos mais um grupo de risco, todos estão sujeitos a contaminação se não tomaram as devidas precauções”, alerta Kika.
O CTA funciona no Centro de Especialidades Médicas, e realiza exames de HIV/AIDS gratuitamente. O Centro trabalha com o objetivo de realizar aconselhamento em pré e pós teste para HIV e hepatites virais, além de exames laboratoriais necessários, distribuição de medicamentos, trabalhos de orientação e prevenção a DST/AIDS nas escolas, empresas e bares.