A Secretaria de Saúde fará, até a sexta-feira, em todas as Unidades de Saúde, palestras de orientação e prevenção ao diabetes. A ação marca a campanha nacional sobre a doença. Os profissionais estão realizando exames de detecção do diabetes e prevenção de suas complicações, como teste de Glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de atividade física, avaliação nutricional, orientação educacional entre outros.
O objetivo é estimular e fortalecer a prevenção e controle da doença e de suas complicações, além de aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce a fim de reduzir os principais fatores de risco do diabetes. “Estamos orientando para que a população para previnir e evitar problemas com a saúde. “Se não for tratado adequadamente, com os devidos cuidados especiais que exige, o diabetes pode apresentar diversas complicações e levar à morte”, disse o secretário de Saúde, Ednilson de Lima Oliveira.
14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. No Brasil, o problema atinge 7% da população de 30 e 79 anos. Mas esta não é uma doença exclusiva de pessoas maduras. Pode aparecer em qualquer idade, até mesmo na infância: cerca de 500 mil crianças com menos de 15 anos têm diabetes tipo 1. Se não for tratado adequadamente, com os devidos cuidados especiais que exige, o diabetes pode apresentar diversas complicações e levar à morte. O quadro é grave: são quase quatro milhões de diabéticos que morrem, a cada ano, em consequência dessas complicações.