PUBLICIDADE

Sorriso se mobiliza para ter mais doadores de medula óssea

PUBLICIDADE

A equipe do banco de sangue do Hospital Regional de Sorriso, com apoio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira e sábado, das 7 às 17:30h mobilização para a doação de medula óssea. O objetivo é cadastrar as pessoas como doadores de medula óssea. A ação tem por objetivo fazer novos cadastros, informar a população sobre os meios de se tornar um doador e conscientizar as pessoas sobre este importante ato de amor, além de distribuir materiais educativos sobre a doação de medula óssea.

A doação de medula consiste, inicialmente, em um cadastro do possível doador, com seus dados pessoais e um termo de consentimento, onde é colhida uma amostra de sangue (10 ml) para a realização do exame de HLA (histocompatibilidade), responsável pela compatibilidade genética. “Como a chance de encontrar uma medula óssea compatível, em alguém que não seja da família, é de 01 para cada 100 mil pessoas, quanto mais doadores se cadastrarem, maiores serão as chances de salvar vidas, pois existem pacientes ansiosos na espera por um transplante, por isso a necessidade contínua de campanhas de sensibilização”, declara a coordenadora do banco de sangue do Hospital Regional, Adriane Spezia.

Para ser um doador de medula óssea a pessoa deve sentir-se bem, apresentar boa saúde, ter a idade entre 18 e 54 anos, não ser portador de doenças infecto-contagiosas e oncológicas, além de estar munido de algum documento com foto, válido no território nacional para a realização do cadastro.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE