O prefeito Dilceu Rossato reuniu-se, pela manhã, com vereadores, representantes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, entidades e clubes de serviço para articular novas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e evitar que mais pessoas fiquem doentes. A coordenadora da vigilância, Silvia Fleming, disse que a intenção é envolver toda a sociedade para ser feita a prevenção. “Cada entidade se reunirá para decidir como poderá participar da nossa campanha. A Associação Mãezinha do Céu, por exemplo, vai realizar ações no bairro Jardim Amazonas”, explicou.
O fator preocupante é com o alto índice de focos do mosquito Aedes Egypt que atinge 2,82% . É considerado estado de alerta quando fica entre 1% e 3,9% e satisfatório quando fica abaixo de 1%. “Como o ovo do Aedes Aegypti é resistente em ambientes secos, precisamos eliminar os criadouros antes que comece o período chuvoso”, explicou.
O prefeito Dilceu Rossato reforçou que a mobilização dos poderes e da sociedade é imprescindível no combate à doença. “Em anos anteriores, Sorriso chegou a registrar mais de quatro mil casos de dengue. Estamos com poucas ocorrências, mas para que esses números diminuam ainda mais, é preciso que cada um faça sua parte”, cobrou.
O vereador Claudio Oliveira disse que o "comércio em geral que já se manifestou favorável às ações preventivas”,
Sorriso teve 177 casos de janeiro até agora. Durante todo ano de 2013, foram 1.182 e duas pessoas morreram