A incidência de dengue caiu consideravelmente no município no ano passado em relação a 2012, quando foram registrados 1.455 notificações. Em 2013, foram 918 casos notificados, sendo 859 casos de dengue clássica, dois casos de dengue com complicações e um caso de febre hemorrágica. Duas pessoas morreram em consequência da doença.
O setor de Vigilância Ambiental do município intensificou as ações de prevenção e controle a dengue e a população também vem se mostrando mais consciente dos perigos da doença, colaborando assim com a prevenção. Além disso, os agentes também continuam com as visitas domiciliares visando eliminar focos do mosquito. Os imóveis encontrados fechados são visitados em horários alternativos.
A prevenção inclui ainda a verificação de calhas em residências para evitar o desenvolvimento do Aedes Aegypti. Outra equipe atua na verificação de bocas-de-lobo, analisando as condições de escoamento de águas da chuva, como medida preventiva para eliminação de formação de criadouros.
Em Mato Grosso, no ano passado foram 44.748 notificações em todo o Estado. Sinop foi o líder com 8.691 casos, seguido por Cuiabá com 3.750, Rondonópolis com 3.271, e Várzea Grande 805. Desses 107 foram graves. Foram registrados 37 óbitos, sendo 34 confirmados e três em investigação.