PUBLICIDADE

Sorriso recebe 420 testes rápidos para Covid-19 do ministério da Saúde

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (atualizada às 14h26 - foto: assessoria)

O ministério da Saúde enviou para Sorriso os 420 testes rápidos para serem aplicados em pessoas que fazem parte do grupo de risco e que possuem sintomas do novo Coronavírus como idosos acima de 60 anos, portadores de comorbidades (quando duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas) e pessoas sintomáticas. Os testes também serão feitos com pessoas que apresentam sintomas da doença e que receberam diagnóstico de síndrome gripal. As informações foram confirmadas pela assessoria da prefeitura, ao Só Notícias.

Atualmente, Sorriso não tem testes rápidos para toda a população. Os 840 testes que o município pediu através do Consórcio Municipal de Saúde não chegaram. Hoje, começou atendimento de triagem ao Covid-19 no hospital de campanha, montado na Unidade de Saúde da Família (USF) Central, que foi toda reformada para atender as pessoas que apresentam os sintomas da doença.

A estrutura conta com um tanque de oxigênio com capacidade de 35 mil litros, para fornecer ar comprimido (ar medicinal) para Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e USF Central, além de seis leitos já montados, com estrutura para ampliação de mais 15.

O boletim da secretaria municipal de Saúde apontou que o município tem 30 casos confirmados da doença. Destes, nove testaram positivo através de exame no Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen) e 21 por teste rápido. Além disso, dois pacientes estão internados em unidades hospitalares de Sorriso e um foi transferido de UTI aérea, por meios próprios, para um hospital em São Paulo.

O documento ainda aponta que há 30 casos considerados suspeitos que aguardam resultados dos exames. Outros 57 já foram descartados, 217 estão com sintomas gripais leves e há um paciente de outro município internado com suspeita da doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE